terça-feira, 7 de novembro de 2017

 Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA)

A RENCA é uma área de 46.450 km2 criada em 1984. A permissão para o desenvolvimento de pesquisa e lavra mineral, dada pelo Decreto n° 9.142/2017, aplica-se apenas às áreas onde não haja restrição de outra natureza. Fica entre os estados do Amapá e do Pará e tem o tamanho equivalente ao da Dinamarca.

O Decreto nº 9.159, que revoga outro decreto, o de número 9.147, de 28 de agosto de 2017, que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), está publicado no Diário Oficial da União. Ele foi assinado pelo presidente Michel Temer. A decisão de extinguir a Renca foi questionada por ambientalistas, artistas e repercutiu na mídia internacional.
Na contracapa do meu livro Código Florestal na Agronomia escrevi que devemos produzir de forma sustentável sem ferir o meio ambiente e adequar – se à natureza e à Lei, sem sacrificar a produção, seja ela de alimentos ou de exploração mineral. A RENCA tem uma fortuna no seu subsolo que se explorada de forma adequada trará para o Brasil renda considerável. Existem projetos apropriados, como EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente. O resto é apelo infundado. Artistas, modelos e ambientalistas de plantão não têm competência sobre o assunto. Só fazem barulhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário